Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Lançado o livro de Avaliação de imóveis rurais pelos PFAs no Confea
Conselho Federal patrocinou a obra, resultado de seleção de artigos realizada pelo SindPFA; 3 mil exemplares estão disponíveis para distribuição

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) sediou o lançamento do livro Avaliação de imóveis rurais pelos Peritos Federais Agrários. A publicação, resultado de uma seleção de artigos promovida pelo SindPFA, foi apresentada durante a sessão solene do órgão máximo do Sistema em comemoração ao Dia do Engenheiro, no dia 11 de dezembro. O evento foi transmitido ao vivo, veja o vídeo nesse link.

“Não poderia ser em uma data mais significativa a oportunidade de nossa categoria – composta pelos Engenheiros Agrônomos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – lançar este livro, que contou com inestimável colaboração do Confea”, afirmou o Vice-Diretor Presidente do SindPFA, João Daldegan. O livro foi patrocinado pelo Confea, por meio de Seleção Pública de Projetos de Patrocínio.

No discurso, Daldegan destacou a expertise dos PFAs como um bem valioso para o Estado. “Não há barreiras que impeçam estes profissionais realizem avaliações de imóveis rurais com alto grau de dificuldade, nas mais diversas regiões, circunstâncias e características, como se poderá perceber nos capítulos deste livro”, disse.

A obra reúne 11 artigos que, conforme defendeu o vice-presidente do Sindicato, servem de amostra do portfólio do trabalho feito por esses profissionais. “Não há pretensão de, por meio desta obra, apresentar um manual ou obra conclusiva, mas expor a qualidade técnica dos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da Carreira de PFA na avaliação de imóveis rurais, contribuindo para o desenvolvimento da Carreira e, ao cabo, da própria Engenharia”.

Clique aqui para baixar o livro.

Na avaliação do presidente do Confea, Joel Krüger, a publicação vai contribuir para quem trabalha no setor de avaliação de imóveis rurais. “É um livro importantíssimo, e é uma contribuição também do nosso Conselho Federal, que com o patrocínio de publicações engrandece a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”.

Premiação

Ao final, o SindPFA realizou a entrega de troféus aos três primeiros colocados na seleção dos artigos.

1º lugar: Ernesto Santana dos Reis (BA), pelo artigo “Desconto do passivo ambiental nas avaliações de imóveis rurais pelo Incra: uma contribuição à regularização ambiental”, que teve o troféu entregue pelo Presidente do Confea, Joel Krüger, e pelo Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Agrimensura, Joseval Carqueija.

2º lugar: Carlos Shigeaky Weky Silva (Sede), pelo artigo “Pauta de valores de terra nua – a pertinência de um referencial específico para fins de titulação de projetos de assentamento e regularização fundiária”. O troféu foi entregue pelo pelo Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia e Presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil, Kleber Souza dos Santos.

3º lugar: Paulo Roberto David de Araújo (SP), com o artigo “As benfeitorias familiares de quilombos na avaliação para desapropriação em territórios quilombolas: o caso do Estado de São Paulo”, troféu entregue pela Presidente da Associação Brasileira de Avaliações e Perícias, Karine Moreira, e pela Diretora Substituta de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra, PFA Hayla Siqueira.

O evento contou com a presença de conselheiros federais do Sistema Confea/Crea, presidentes de Creas, coordenadores de câmaras especializadas, membros de outras entidades e associações e convidados. Veja a publicação  no site do Confea. Os autores premiados autografaram a obra para os presentes.

A tiragem inicial é de 3 mil exemplares, que serão distribuídas aos associados do Sindicato, gestores, universidades, autoridades de várias esferas e poderes e membros do Sistema Confea/Crea. Também pode ser retirado gratuitamente na Sede do Sindicato, de acordo com a disponibilidade.

Com apoio da Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro (Confea)