Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Editais ganham novos prazos devido à pandemia
Seleções de artigos para o III Congresso Nacional dos PFAs e para a 2ª edição do livro sobre avaliação de imóveis rurais foram prorrogadas em decorrência da crise provocada pela Covid-19.

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) postergou os prazos de submissão dos artigos para editais de seleções em aberto promovidas pela entidade. A decisão da Diretoria Colegiada baseou-se no agravamento da crise sanitária vivida no País em decorrência da pandemia da Covid-19, que “afeta sobremaneira o cotidiano das pessoas e prejudica a capacidade de produção intelectual”. As retificações foram publicadas no site da entidade e podem ser acessadas aqui (para a 2ª edição do livro sobre avaliação de imóveis rurais pelos PFAs) e aqui (para o III Congresso Nacional dos PFAs).

“A grave crise que atravessamos impacta todos os setores da vida em sociedade, e não estamos alheios a isso. Seguimos trabalhando, mas cientes das dificuldades que o contexto de agravamento da pandemia traz à saúde mental das pessoas. Com os novos prazos, os interessados ganham mais tempo para desenvolver seus trabalhos com tranquilidade e a qualidade que sempre foi a marca dos PFAs”, afirma Djalmary Souza, presidente do SindPFA.

2ª edição do livro sobre avaliação

A primeira seleção (edital nº 4/2020) trata de artigos para a 2ª edição do livro sobre avaliação de imóveis rurais pelos PFAs. A publicação tem por finalidade difundir o conhecimento técnico dos Peritos na avaliação de imóveis rurais nas mais diversas regiões, circunstâncias e características. O primeiro livro foi um grande sucesso. Três mil exemplares foram produzidos e distribuídos a instituições diversas, buscando mostrar a expertise dos profissionais da Carreira nessa área, disseminar a qualidade do trabalho, buscar respeito e trilhar um caminho em que possam exercer essa atividade para além do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Esta seleção é aberta apenas para os PFAs, sejam da ativa ou aposentados. A exceção são para os artigos coletivos, que podem ser assinados por até cinco pessoas, sendo necessariamente uma delas filiada ao SindPFA. Poderão ser submetidos artigos que já tenham sido publicados em outros locais, congressos ou publicações, desde que os direitos de reprodução não tenham sido cedidos de forma exclusiva a outra instituição, revista ou serviço de publicação. A seleção prevê premiação de até R$ 2 mil e, com a retificação, a data para envio dos trabalhos passa a ser de 1 a 30 de junho de 2021.

III Congresso Nacional dos PFAs

Já a segunda (edital nº 6/2020) é voltada para o III Congresso Nacional da categoria. O objetivo é selecionar artigos que embasarão as discussões durante o evento, que pretende reunir os PFAs, autoridades, acadêmicos, gestores e profissionais para discutir em maior amplitude o valor da terra, o mais valioso ativo do país, do arcabouço institucional e dos profissionais que fazem a gestão desse patrimônio. Também por conta da pandemia, ainda não há data prevista para a realização do encontro, mas a seleção segue aberta.

Os textos serão escolhidos nos seguintes temas: a função social da terra na agenda do desenvolvimento sustentável; a reforma agrária como processo permanente e necessário; observação, análise e estudo continuado do mercado de terras; os desafios do cadastro rural e da regularização fundiária; a estrutura institucional e de carreiras; a transversalidade do profissional do Incra e a multidisciplinaridade na atuação finalística; o servidor público como salvaguarda da sociedade e da democracia; os desafios da representação profissional moderna. Haverá premiação de até oito artigos e os prêmios podem alcançar a casa dos R$ 2 mil e o prazo de entrega, agora, é de 1 a 30 de setembro de 2021.

Poderão ser inscritos artigos individuais ou coletivos (máximo de cinco autores) na seleção, que é aberta para PFAs e os outros profissionais de nível superior do Incra, além de estudantes de graduação das áreas de Engenharia, Ciências Agrárias e Florestais, entre outras.

Serviço:

Edital nº 4/2020 – Seleção de artigos para a 2ª edição do livro Avaliação de Imóveis Rurais pelos PFAs
Submissão de artigos: de 1 a 30 de junho de 2021
Premiações de até R$ 2 mil
Informações: selecoes@sindpfa.org.br | (61) 3327-1210 (WhatsApp)
Acesse: Edital nº 4/2020Retificação nº 1

Edital nº 6/2020 – Seleção de artigos para o III Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários
Submissão de artigos: de 1 a 30 de setembro de 2021
Premiações de até R$ 2 mil
Informações: selecoes@sindpfa.org.br | (61) 3327-1210 (WhatsApp)
Acesse: Edital nº 6/2020Retificação nº 1