Sábado, 27 de Julho de 2024

Encontro de Engenheiros Agrônomos Aposentados promove união e aponta caminhos para o futuro
Participantes aprovaram o evento, que teve patrocínio do Confea e contou com debates, palestras e colheu contribuições para o fortalecimento da Carreira de PFA

Cinco dias de muito trabalho, debates e troca de conhecimentos e experiências, sempre em um clima de união e confraternização. Assim pode ser resumido o Encontro de Engenheiros Agrônomos Aposentados do Incra, realizado entre os dias 9 e 13 deste mês. Idealizado para agregar os profissionais aposentados da Carreira de Perito Federal Agrário e valorizar esse público, o evento contou com debates sobre a atuação política e institucional da categoria e de sua representação constituída no Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA).

Com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o encontro foi realizado no hotel fazenda Villa Triacca, localizado no PAD-DF, projeto bem sucedido de assentamento a cerca de 60 km do centro de Brasília. Os participantes foram recebidos pela diretora presidente, Djalmary Souza, ao lado da diretora de Aposentados, Luber Katia de Oliveira Neto (RO), e dos diretores Jurídico, Carlos Eduardo Garcia do Vale (MG); Sindical, Geraldino Teixeira (TO); de Formação Profissional, Alexandre Cavalcanti (PE); de Política Agrária, Luiz Pimenta (GO); Parlamentar, Francisco Marote (SP); Financeiro, Milton Amorim (aposentado, Sede); além da suplente na diretoria de Aposentados, Maria Aparecida Campos Lucena Dias (aposentada, AM).

“É uma grande alegria recebê-los para esse momento de confraternização e diálogo sobre nossa Carreira. Vocês [aposentados] construíram a história do Incra e precisam ser valorizados e ouvidos”, afirmou Djalmary Souza durante a abertura. Os objetivos centrais do evento foram o de resgatar fatos históricos do Incra e da representação dos Engenheiros Agrônomos do órgão, discutir problemas da atualidade na governança das terras brasileiras, apontar soluções e delinear estratégias para atuação do Sindicato com participação dos aposentados. Os participantes, vindos de todas as regiões do país, se inscreveram e foram selecionados em Assembleia Geral em dezembro de 2019. As vagas foram distribuídas conforme o quadro de filiação e regionalização desses profissionais nas Delegacias Sindicais do SindPFA.

Na avaliação da diretora de Aposentados do SindPFA, o encontro foi um sucesso em todos os sentidos, uma vez que as atividades transcorreram em um clima de absoluto respeito e coleguismo. “Conseguimos proporcionar aos participantes uma semana de muito trabalho e diálogo, mas também de diversão e confraternização. A vitalidade e compromisso com a Carreira demonstrada pelos nossos aposentados é motivo de orgulho e inspiração”, afirmou Luber Katia.

O encerramento contou com uma festa de confraternização com direito a bolo e música ao vivo. Todos os participantes assumiram o compromisso de auxiliar a entidade após o evento, além de outros definidos no Regimento. A entidade espera, com esse investimento, poder contar com ainda mais engajamento e mais colaboradores nas causas da categoria.

Confira abaixo um resumo dos principais momentos do encontro e também nossa galeria de imagens.

Apresentação SindPFA

No primeiro dia do evento, após as boas-vindas, a presidente fez uma explanação sobre o SindPFA, mostrando toda a estrutura, corpo diretor, além das principais ações e planos para os próximos anos. No site do SindPFA você encontra diversas informações sobre a entidade e também entra em contato com a equipe.

Ao final da palestra, os participantes se apresentaram e contaram um pouco de suas histórias, vivências e aprendizados.

Palestra CONFEA

Patrocinador do Encontro de Engenheiros Agrônomos Aposentados do Incra, o CONFEA foi representado pelo conselheiro federal João Bosco Andrade, que proferiu palestra sobre o conselho e sua atuação em todo o País. Andrade é engenheiro agrônomo e foi superintendente regional do Incra de Sergipe.

Representante do Incra

O diretor substituto de Obtenção de Terras do Incra, Sávio Feitosa, compareceu ao encontro para, após breve apresentação sobre o momento atual do órgão, responder aos questionamentos dos participantes do Encontro de Engenheiros Agrônomos Aposentados. Feitosa se comprometeu a levar ao conhecimento da presidência do órgão os apontamentos e sugestões feitas pelos aposentados. Entre elas, a de apresentar plano de atividades factível e com metas e cronogramas mais transparentes; a estruturação de uma política para capacitação; o pleito de uma atuação transversal da Carreira no Ministério da Agricultura, entre outras.

Assuntos jurídicos e reforma da previdência

Na abertura do penúltimo dia do encontro, o advogado Rudi Cassel, da Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados, palestrou sobre a atuação da assessoria jurídica do SindPFA, em especial no que diz respeito a assuntos previdenciários. Os aposentados puderam tirar suas dúvidas ao final do painel.

Outro momento importante foi a atualização dos aposentados, feita pelo coordenador do SindPFA, Kássio Borba, sobre a ação coletiva relativa ao GDAPA. Foi passado um vídeo com o advogado Jorge Galvão, do escritório Ilmar Galvão, em que o mesmo deu importantes informações e os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre o andamento da causa.

Programa de Consultorias

O Perito Federal Agrário aposentado Julio Lizarraga Ramirez apresentou o Programa de Consultorias, idealizado por ele e parte do Plano de Trabalho da Diretoria, que consiste em intermediar a contratação de PFAs em organizações diversas que demandem trabalhos profissionais temporários nas suas áreas de atuação. No mesmo dia, foi assinada resolução que oficializou a criação do Programa. Em breve todas as informações estarão no site do sindicato.

Palestra MarktClub

Bianca Fraga, representante da MarktClub, empresa responsável pelo clube de vantagens do SindPFA (PFA Club), explicou para os participantes do evento como ter acesso aos descontos e promoções. Mais informações podem ser acessadas no site pfaclub.com.br.

Grupos de trabalho e Plenária

Uma das atividades do encontro foi a formação de grupos de trabalho com o objetivo de debater a Carreira, o futuro do Incra e a atual conjuntura do órgão. Três grupos foram criados e os resultados das deliberações foram apresentados durante Plenária no último dia do evento. Clique aqui para ver os encaminhamentos do evento.

Apresentação Institucional do SindPFA
Apresentação do Plano de Trabalho da Diretoria 2019-2021