Quinta-feira, 28 de Março de 2024

PFAs cearences se reuniram com o Presidente do Incra
Encontro tratou da Campanha Salarial

O Presidente do Incra, Carlos Guedes, esteve no Ceará na sexta-feira, 26 de julho, para participar da Conferência Temática de Convivência com o Semiárido, bem como para dar posse ao novo Superintendente Regional da autarquia no Estado, Roberto Gomes.

Na ocasião, uma comissão de Peritos Federais Agrários reuniu-se com o presidente para discutir a reestruturação da carreira. Solicitou-se que o presidente, bem como o ministro Pepe Vargas, atuasse junto ao Ministério do Planejamento para que houvesse um avanço nas negociações ora em curso. O presidente afirmou que a direção do Incra/MDA tem atuado junto ao MPOG para construção de um consenso entre a categoria e o governo. Falou porém das dificuldades impostas pelo atual cenário econômico e da necessidade de reposicionar o INCRA na sociedade, através da atuação em três áreas específicas: a obtenção de terras para a Reforma Agrária, a qualificação dos assentamentos existentes e a Governança Agrária. Discutiu a necessidade de se apresentar o pleito de reestruturação da carreira como um investimento, e não como um ônus para o país.

Segundo o presidente, após a última reunião com a SRT/MPOG, realizada em 23 de julho de 2013, a Diretoria de Administração foi orientada a construir cenários para o atendimento das demandas da categoria. Para a construção destes cenários está sendo levada em consideração a manutenção da estrutura da tabela atualmente em vigor. Apesar de afirmar que não tinha tido ainda acesso ao trabalhado realizado, o presidente afirmou que sabia da existência de quatro cenários até o momento: 1 – a reivindicação da categoria; 2 – a proposta apresentada pelo MPOG e rejeitada pelos PFAs; 3 – uma proposta com os parâmetros minimamente aceitáveis, com a remuneração inicial superior à final do nível médio do MAPA e a remuneração final superior à inicial do FFA daquele mesmo Ministério; 4 – uma proposta intermediária entre as citadas no cenário 2 e 3.

Segundo o presidente a diferença de impacto entre as propostas mencionadas nos cenários 2 e 3 é da ordem de cinquenta milhões de reais. O presidente afirmou ainda que a construção destes cenários pela direção nacional do Incra não significa que o MPOG os levará em consideração para o avanço nas negociações com a categoria e que o fato de a presidência do Incra bem como do Ministro Pepe Vargas apoiarem as reivindicações dos Peritos não era suficiente para que se tivesse um desfecho satisfatório da negociação.