Quinta-feira, 28 de Março de 2024

PFAs se destacam no Concurso Público do MAPA
Incra perde profissionais qualificados pela falta de valorização de seus profissionais

Foi divulgado nessa sexta-feira, 13/6, o resultado final das provas objetivas do Concurso Público do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, aplicadas em 4 de maio de 2014 (veja aqui). Salta aos olhos a grande quantidade de Peritos Federais Agrários que figuram entre as primeiras posições para ingressar na carreira de Fiscal Federal Agropecuário.

Se este fosse o resultado final, treze das oitenta vagas disponibilizadas para Engenheiros Agrônomos seriam ocupadas por PFAs: Ludmilla Verona Carvalho Gonçalves e Marian Woeltje Aguiar em Manaus/AM, José Victor Torres Alves Costa em Macapá/AP, Ewerton Rio Lima de Oliveira Costa em Fortaleza/CE, Luciano Cavalcante Valadares em Brasília/DF, João Heliodoro Barros de Oliveira em Goiânia/GO, Marcelo Sobreira de Souza em Belém/PA, Maurício José Guerrini e Adriano da Anunciação Pimentel em João Pessoa/PB, Renan Matheus da Silva Zucatti em Curitiba/PR, José Erivan Torquato em Natal/RN, Audir Carlos Gasperi em Florianópolis/SC e Eduardo Augusto Barbosa Figueiredo Alves em Guarulhos/SP.

A prova objetiva teve 50 itens e chegava a no máximo 60 pontos. Nessa etapa, os PFAs mais bem colocados foram, respectivamente, José Erivan Torquato (54 pontos), Maurício José Guerrini (53,5 pontos), Audir Carlos Gasperi (52,5 pontos) e Ludmilla Verona Carvalho Gonçalves (52 pontos).

No entanto, ainda será feita a correção das provas discursivas, que têm caráter eliminatório e classificatório. Após isso, a posição final dos candidatos pode mudar. Mesmo assim, 68 Peritos estão classificados para essa etapa.

Nesse montante, seis PFAs foram classificados para o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) nas unidades de Pedro Leopoldo/MG, Belém/PA e Recife/PE. Para estes, além da correção da prova discursiva, haverá também a avaliação de títulos.

Em que pese o contentamento em ver a vitória dos colegas nesse concurso, os expressivos números são resultado da desmotivação dos servidores do Incra com as atuais condições de trabalho e a falta de perspectivas institucionais da Autarquia. O Perito Federal Agrário, ao contrário de carreiras assemelhadas, não teve sua reestruturação salarial nos últimos anos, figurando hoje como uma das mais baixas remunerações de carreiras de nível superior do Serviço Público Federal.

A Carreira de Fiscal Federal Agropecuário (FFA), que teve a mesma origem que a Carreira do PFA, foi reestruturada no final da última década. Hoje, os seus profissionais recebem, por meio de subsídio, valor superior ao dobro que o percebido por um Engenheiro Agrônomo do Incra no início de carreira. Os Fiscais ainda percorrem três níveis a menos para alcançar o final da carreira.

Tais argumentos, porém, não foram suficientes para sensibilizar o atual governo da necessidade de apresentar à categoria uma proposta remuneratória diferenciada. Em austeras tentativas de negociações, que duraram dois anos, o Ministério do Planejamento não avançou em nada em sua proposta inicial, aceita pela imposição no final do ano passado.

O Incra também vive uma crise institucional. Mostra-se um órgão ultrapassado e já não é capaz de cumprir sua missão. Precisa reinventar-se para atender à nova realidade de gestão de terras no país.

Diante disso, é inevitável que os profissionais busquem outras alternativas, seja na esfera privada, seja em outros órgãos públicos. Desde agosto de 2013, sete vagas de Engenheiro Agrônomo da Carreira de Perito Federal Agrário foram abertas por posse desses profissionais em outros cargos inacumuláveis na Administração Pública. Outros três PFAs solicitaram exoneração de seu cargo.

Caso o sucesso dos PFAs no concurso do MAPA se concretize após a correção das provas discursivas, o Incra perderá ainda mais em recursos humanos e qualificação profissional.

Veja abaixo os PFAs que terão a prova discursiva corrigida.

Manaus/AM (4 vagas, sendo 1 para PcD):

• Ludmilla Verona Carvalho Gonçalves, 1º
  • Marian Woeltje Gonçalves, 2º
  • Mauricio Martins Aguiar, 4º
  • Renato Faccioly de Aguiar, 16º
  • Marcial Cano da Mota, 4º PcD
  • Maria Poliana Ivanildes da Silva Rodrigues, 8º PcD
  • Weydson Luiz Pedrosa da Silva, 10º PcD
  • Valter Barbosa Magalhaes, 18º

Macapá/AP (1 vaga)

• José Victor Torres Alves Costa, 1º
  • Sérgio Ricardo Soares Viana, 3º