Quarta-feira, 22 de Maio de 2024

Reunião define últimos detalhes de proposta a ser apresentada ao Ministério do Planejamento
Encontro teve a presença da Presidente do Incra que defenderá proposta elaborada pelo GT

No início da tarde desta segunda-feira foi realizada uma reunião entre a presidente do Incra, Maria Lúcia Falcón, o Chefe de Gabinete João Oliveira, a Diretora de Gestão Estratégica Cleide Souza e seu substituto Francisco Nascimento; o Diretor de Gestão Estratégica, William Saab, e seu substituto Carlos Pinho; e o servidor Ronaldo Alves de Souza. Pelo SindPFA estavam o Diretor Presidente, Sávio Feitosa, e o delegado Renato Caixeta; e pela Cnasi estavam presentes Cleuza Carneiro e Reginaldo Aguiar.

O encontrou serviu para definir os últimos detalhes da apresentação de uma proposta elaborada pelo GT que será defendida pela Presidente do Incra em reunião no Ministério do Planejamento sobre a reestruturação das carreiras. O produto elaborado pelo grupo de trabalho guardou relação com o planejamento de longo prazo pensado para a autarquia, e significa, um primeiro passo para a reestruturação tanto do órgão como das carreiras.

As bases para aprimorar a proposta do Governo, mantendo o reajuste de 10,8%, foram assim definidas: recuperação da remuneração do piso salarial, com redução do total de padrões (16 para 13); recuperação da proporção VB/Gratificação; e instituição de gratificação de qualificação – GQ. Outros setores do Serviço Público Federal conseguiram avanços nesse sentido e as carreiras do Incra entendem que é fundamental avançar na mesma linha.

Entre os objetivos gerais, o grupo propõe reduzir a amplitude no nível superior, valorizar o vencimento básico das carreiras, tornar as carreiras mais atrativas, contemplar os aposentados, contemplar a qualificação profissional já adquirida e incentivar a participação em eventos de capacitação.

Esses objetivos gerais serão realizados em curto prazo, como explicado pelo Diretor Presidente do SindPFA: “É bom destacar que o grupo dividiu o trabalho em um plano de curto prazo, que é um aprimoramento da proposta do governo, e um plano de médio/longo prazo, que dialogará com o planejamento estratégico do Incra, a medida em que os resultados forem alcançados”.

Também foram discutidos o modelo de gestão de governança coorporativa e o modelo de gestão de pessoas como fator crítico. As propostas serão apresentadas ao Ministério do Planejamento no final da tarde desta segunda-feira, com a participação das entidades representativas dos servidores.

Por KASSIO ALEXANDRE BORBA

Coordenador Executivo