Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Sindicato trabalha para difundir conhecimento dos PFAs em avaliação
Livro lançado em dezembro é enviado a quase 3 mil destinatários para mostrar a qualidade do trabalho da categoria

Em dezembro de 2019, o SindPFA lançou, com patrocínio do Confea, o livro Avaliação de imóveis rurais pelos Peritos Federais Agrários, publicação que foi resultado de uma seleção de artigos promovida pela entidade. Distribuído também na forma de arquivo, foi feita uma tiragem de 3000 exemplares.

Após o lançamento até o início de janeiro de 2020, a equipe do Sindicato trabalhou para remeter os exemplares. Até o momento, foram enviados 2976 livros, ou seja, 99% da tiragem inicial. Foram feitos, ainda, 2206 ofícios para a entrega a instituições diversas, buscando mostrar o conhecimento dos PFAs nessa área, disseminar a qualidade do trabalho, buscar respeito e começar a trilhar um caminho em que possam exercer essa atividade para além do Incra.

Foram remetidos exemplares a todos os filiados do Sindicato. Aos da ativa pelos Delegados Sindicais, e aos aposentados e cedidos pelos correios. PFAs lotados em unidades avançadas do Incra receberão nas próprias UAs. As Delegacias Sindicais receberam excedentes para entrega a autoridades locais.

Presidente do Incra recebe das mãos da Presidente do SindPFA um exemplar do livro

Veja a lista completa de para quem foram remetidos os livros de Avaliação pelos PFAs:

PFAs filiados;
Incra: Presidente, Diretores, Coordenadores-Gerais, Superintendentes e Procuradores;
Mapa: Ministra, Assessoria, Secretários e Superintendentes Federais de Agricultura;
MMA: Ministro, Assessoria Especial e Secretários;
Ministério da Economia: Ministro, Assessoria Especial, Procurador-Geral e Secretários;
Ibama: Presidente, Diretores, Procuradoria e Unidades Regionais;
Funai: Presidente, Procurador-Chefe, Diretores e Coordenadores Regionais;
ICMBio: Presidente, Diretores, Procuradoria e Coordenadorias Regionais;
IBGE: Presidente, Diretores e Coordenadores Regionais;
INPE: Diretor-Geral, Coordenadores e Diretores;
IPHAN: Presidente, Diretores de Departamento e Coordenadores-gerais;
SPU: Secretário, Diretores e Coordenadores-gerais e Superintendentes de Patrimônio da União nos Estados;
CGU: Ministro, Secretários, Corregedor-geral, Ouvidor-Geral;
TCU: Ministros;
MPF: PGR, Procuradores-chefe das Regionais e Estaduais;
MPs estaduais: Procuradores-Gerais;
Tribunais Superiores: Presidentes do STF, STJ, TSE, TST e STM;
TRFs: Presidentes dos Tribunais Regionais Federais e Diretores de Foro das Seções Judiciárias Federais;
TJs: Presidentes dos Tribunais de Justiça estaduais;
Parlamentares: Deputados pertencentes à Frente Parlamentar da Agropecuária e Senadores;
Governos Estaduais: Secretarias Estaduais de Agricultura, Institutos de Terras e Desenvolvimento Agrário e Empresas públicas de Assistência Técnica;
CNA: Confederação e Federações estaduais de Agricultura;
Contag: Presidentes da Contag e das Federações estaduais de Trabalhadores na Agricultura;
Confea/Crea: Presidentes e Coordenadores das Câmaras Especializadas de Agronomia dos CREAs e Mútua;
Ibape: Presidentes nacional e estaduais;
Associações estaduais de Engenheiros Agrônomos e Abap;
Entidades de servidores públicos federais relacionados ao tema (Assera/BR, Afipea, Anffa Sindical, APCF, Unacon Sindical, Sinprofaz, Anfip, Auditar, Fenafisco);
Universidades: Reitores de instituições públicas e privadas e Coordenadores dos Cursos de Agronomia de unidades descentralizadas;
Instituições bancárias: Febraban, BB, Caixa, Banco do Nordeste, Banrisul, BNDES, Banco da Amazônia;
Instituições nacionais diversas: CNM, Sebrae, Petrobrás, Ipea, Esaf, Enap, Embrapa Territorial e Monitoramento por Satélite;
Organismos internacionais: FAO, IICA, World Bank, BID, CI, Ibá, Rede Terra, PNUD, Unesco, Oxfam, Gife;
Imprensa especializada: Canal rural, Globo Rural, Infomoney, A Mira, A granja, UniversoAgro.

Para se ter uma ideia, só com os Correios, o Sindicato fez um investimento de pouco mais de R$ 10 mil. A entidade entende que essa destinação é essencial para que o projeto do livro cumpra seu objetivo e que o conhecimento dos PFAs chegue a instituições sensíveis ao tema em todo o país.

Entrega no Incra

O livro foi entregue ao Presidente, aos Diretores, Procuradores, Superintendentes e Coordenadores-Gerais da autarquia. No dia 19 de dezembro, a Diretora Presidente Djalmary Souza entregou o livro ao Presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, aos Diretores de Gestão Administrativa, Adriano Galvão, e de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento, Giuseppe Vieira.

Em 18 de dezembro, o SindPFA foi recebido em reunião na Procuradoria Federal Especializada (PFE) do Incra pela Procuradora-Chefe, Renata Carvalho, e pela Subprocuradora-Chefe, Isabella Lemos. Na oportunidade, entregou o livro às gestoras e também lhes entregou um exemplar destinado a todos os demais procuradores da PFE. Nos malotes para os Delegados Sindicais, também foram destinados exemplares aos procuradores regionais.