Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

SindPFA e Incra dialogam sobre valorização e capacitação dos servidores
Diretoria do Sindicato se reuniu com novo coordenador de Gestão de Pessoas do órgão para tratar de temas como  desenvolvimento de políticas para aposentados

Imagem: Print da reunião.

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) segue trabalhando em defesa da Carreira e do fortalecimento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No último dia 21, integrantes da diretoria reuniram-se com o novo coordenador de Gestão de Pessoas do órgão, Carlos Augusto Almeida, para apresentar formalmente o sindicato e debater temas relevantes para a qualidade de vida e melhor produtividade dos servidores. Devido à pandemia da Covid-19, o encontro foi virtual.

Na pauta, eventos e iniciativas de valorização e integração dos servidores, criação de espaços de convivência, desenvolvimento de políticas para aposentados e, especialmente, capacitação profissional. O SindPFA já atua como parceiro nessas questões (leia mais aqui) e quer contribuir com novos projetos, o que foi bem recebido pelo recém empossado gestor. “Mais do que a defesa da Carreira, nossa entidade busca o fortalecimento do Incra como protagonista no processo de governança agrária. Uma política interna que priorize a capacitação e valorização dos servidores é parte fundamental na busca por esse objetivo”, afirma Djalmary Souza, Diretora Presidente do SindPFA. “Apostamos no diálogo, mas sempre cobrando ações efetivas e em consonância com as melhores práticas dentro da administração pública”, acrescenta.

De acordo com Almeida, todas as contribuições que visem ao fortalecimento do Incra são bem-vindas e devem ser valorizadas. “Vocês construíram uma representação responsável. Mérito de vocês. (…) Não vejo nenhum problema trabalharmos de forma conjunta para unir o útil ao agradável, unir as propostas sempre pensando no benefício do interesse público. Sintonia, essa é a ideia”, afirmou. A receptividade agradou ao Vice-Diretor Presidente do Sindicato, João Daldegan, que comentou sobre entraves encontrados em ocasiões anteriores. “O SindPFA quer ajudar, mas encontra barreiras. Temos iniciativas que vão ao encontro dos objetivos institucionais e nem sempre recebem o apoio da área sequer para liberar os servidores, ainda que sejam atividades e projetos que valorizam não só a Carreira, mas o órgão”, disse.

Além de Souza e Daldegan, participaram da reunião o Diretor de Formação Profissional, Alexandre Cavalcanti, e a Diretora de Aposentados, Luber Katia de Oliveira Neto. Sobre os profissionais que estão saindo da ativa, o SindPFA reiterou a necessidade de uma política voltada para suavizar essa transição, o que foi consenso entre os participantes, evitando problemas como a depressão ou ostracismo, e também preparando-os para essa nova fase da vida. No primeiro semestre deste ano, o SindPFA realizou o primeiro Encontro de Engenheiros Agrônomos Aposentados do Incra (leia aqui), promovendo debates e troca de conhecimentos e experiências, o que se mostrou extremamente positivo para a qualidade de vida dos mesmos.

O Sindicato seguirá em tratativas e já prepara novos projetos e sugestões para submeter ao Incra na área de gestão de pessoas.