Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Trabalhos selecionados
II Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários

Página inicial do II CNPFA

Conheça abaixo os trabalhos selecionados no Concurso de Trabalhos do II CNPFA.

Atores institucionais e acesso aos recursos fundiários: incluindo estudos de caso de onze unidades da Federação da região do Semiárido
Autor: Milton Santos de Amorim (PFA aposentado em Brasília)
*Trabalho premiado em 1º lugar na classificação geral e no Eixo “Modelo institucional necessário para a governança agrária como política de Estado”
Clique aqui para ver e baixar.

Proteção ambiental versus expansão agropecuária: uma análise jurídica da destinação de terras públicas para criação de unidades de conservação no sul do Amazonas
Autoria: Ronaldo Pereira Santos e Vinícius Passos Pizziolo (Amazonas)
*Trabalho premiado em 1º lugar no Eixo “Desafios para a governança agrária no país”
Clique aqui para ver e baixar.

Importância do cadastro territorial em prol da governança agrária
Autoria: Ernesto Santana dos Reis (PFA na Bahia)
Clique aqui para ver e baixar.

Delimitação e análise dos mercados regionais de terras no Estado do Espírito Santo
Autoria: Paulo Cesar Dias, Alexson de Mello Cunha, Carlos Alberto Ribeiro de Moura, Cláudio Luis Estruc Gil, Eleandro Silva da Cruz, Evans Leandro da Silva, Marco Antônio Villas Boas Aguiar, Silvino Pedro Lopes e Wellington Subtil do Nascimento (PFAs do Espírito Santo)
Clique aqui para ver e baixar.

Importância dos modelos de regressão para estabelecer valores de referência para terras rurais: exemplo de aplicação prática no Paraná
Autoria: José Antonio Moura e Silva e Clésio Pionório Pereira Vilaronga (PFAs no Médio São Francisco)
Clique aqui para ver e baixar.

Governança de políticas públicas em assentamentos rurais: o caso do Projeto Serragem/Santana no Nordeste paraense
Autoria: Jorge Luis Nascimento Soares (PFA no Pará)
Clique aqui para ver e baixar.

Caracterização da produção em assentamentos rurais: o caso do P.A. Floriano Magno (Nova Mamoré-RO)
Autoria: Luber Katia de Oliveira Neto, Alessandro Santos Biavati, Andreza Garcia dos Santos e Laucieny Santana de Barros (Rondônia)
Clique aqui para ver e baixar.

Território quilombola Caçandoca: Termo de Ajustamento de Conduta como instrumento de governança
Autoria: Paulo Roberto David de Araujo (PFA em São Paulo)
Clique aqui para ver e baixar.

Ocupação em áreas de reserva legal em assentamentos: uma questão ambiental ou de conflito agrário?
Autoria: Janice Morais Oliveira e Ludmilla Luciano de Carvalho (PFAs de Goiás)
Clique aqui para ver e baixar.

Número médio de “estradas de seringa” por “colocação”, nos seringais do Estado do Acre, utilizando para tanto, tratamento estatístico de dados secundários
Autoria: Jailson Dias de Souza, Noel Matos de Araujo Chaves, Valter Barbosa Magalhaes e William de Figueiredo (Acre)
Clique aqui para ver e baixar.

Implementação da governança agrária nacional
Autoria: Raimundo Dárcio Lisboa Fernandes e Blunio Brito Bernardo (PFAs do Pará)
*Trabalho premiado em 2º lugar no Eixo “Modelo institucional necessário para a governança agrária como política de Estado”
Clique aqui para ver e baixar.

Obtenção de imóveis rurais para reforma agrária, independentemente do cumprimento da função social sob o aspecto produtivo
Autoria: André Luiz Bomfim Ferreira (PFA de Sergipe)
Clique aqui para ver e baixar.

Governança agrária: um olhar para o código florestal
Autoria: Ivanoel Marques de Oliveira
Clique aqui para ver e baixar.

O poder de barganha e o empoderamento no serviço público
Autoria: João Bosco Machado Ferreira Lima
*Trabalho premiado em 1º lugar no Eixo “Política de carreira, desenvolvimento e valorização profissional”
Clique aqui para ver e baixar.

Trabalhos ordenados em ordem de classificação geral.
Veja a página do Concurso de Trabalhos.

Tags: