Sexta-feira, 26 de Julho de 2024

Assembleia Geral decidirá sobre mudança do Estatuto
Reunião dos filiados ocorrerá em 11 de junho, em todas as Delegacias Sindicais

Em alguns dias, a Assembleia Geral do SindPFA tomará uma importante decisão: a mudança do Estatuto da entidade. A proposta tem a intenção de modernizar o Estatuto e aperfeiçoar a gestão do Sindicato, à luz da experiência acumulada nos últimos anos, de comparativos com outras entidades afins – especialmente as que compõem o Fonacate -, de adequação à legislação vigente e dos objetivos que a própria categoria vem traçando para o futuro da Carreira.

O documento é fruto de um Grupo de Trabalho, constituído pela Diretoria Colegiada em junho de 2017 e composto por três de seus membros: o Diretor de Assuntos Jurídicos, Renato Faccioly, o Diretor de Relações Institucionais e Políticas Públicas, Geraldino Teixeira, e pela Diretora de Formação Profissional, Djalmary Souza. O Grupo analisou contribuições da Assembleia Geral – realizada em agosto de 2017 -, da própria Diretoria e dos filiados, apresentadas até setembro, além de considerar questões apresentadas no II Congresso dos PFAs, realizado em 2016.

A proposta de mudança foi concluída em dezembro de 2017, quando foi apreciada pela Diretoria e submetida a parecer da Assessoria Jurídica, que a positivou. Por fim, o SindPFA realizou entre os dias 3 e 27 de abril de 2018 uma consulta pública e uma enquete sobre as propostas de mudança do Estatuto do Sindicato, apresentando o documento, o comparativo com o atual e o resumo com as principais mudanças. Os resultados da consulta pública foram positivos às mudanças e foram recebidos apontamentos importantes para mitigar conflitos entre dispositivos. O novo texto foi então revisado e submetido, novamente, ao crivo jurídico.

No Encontro de Delegados, realizado em abril de 2018, a Diretoria apresentou as principais propostas de mudança, com o objetivo de sanar as dúvidas sobre o processo de alteração e, assim, levar com clareza as informações necessárias à categoria. A partir da publicação do Edital de Convocação da Assembleia, nesta segunda, 28/5, os filiados terão mais 15 dias para a análise do documento final, que será, enfim, votado na íntegra.

Para o Diretor de Assuntos Jurídicos, Renato Faccioly, a proposta representa um grande avanço no direcionamento de atuação da entidade. “Propomos as mudanças pensando na governança e na perenidade do Sindicato”, afirmou.

Programe-se e não deixe de participar desse momento singular da entidade. A Diretoria Colegiada conta com grande participação na Assembleia Geral no dia 11 de junho para tomar essa importante decisão que ajudará a delinear o futuro da representação da categoria. O texto, o comparativo e todas as informações sobre a mudança estão disponíveis na página da Assembleia, nesse link.