Mais diálogo, união e foco. Esses são apenas alguns dos ganhos com a atuação coordenada do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) e suas Delegacias Sindicais espalhadas por todo o País. No sentido de incrementar essa relação, foram feitos aprimoramentos no Estatuto durante a Assembleia Geral Extraordinária realizada em 23 de novembro de 2020. Entre as melhorias estavam as definições de novas funções para a vice-presidência da entidade. O tema integrou a pauta da última reunião da Diretoria Colegiada, realizada na quarta-feira (9).
Disciplinada pela resolução nº 3/2022, publicada esta semana, as atribuições do cargo incluem “participar das reuniões da Diretoria Colegiada e nelas exercer o papel de Secretário” e, ainda, “dar assistência às Delegacias Sindicais, promovendo sua integração e a união, mantendo o intercâmbio de informações entre seus representantes e supervisionando o desempenho de suas atribuições”. A intensificação dessa aproximação entre Diretoria e delegados faz-se ainda mais importante quando avaliamos o cenário atual, onde o Executivo promove ataques diários ao funcionalismo, ameaça direitos e sinaliza com privilégios para determinadas carreiras em detrimento de inúmeras outras – basta lembrar que os PFAs estão em Estado de Mobilização e Assembleia Geral Permanente.
Outro ponto que tem demandado atenção por parte do comando nacional é o número de Delegacias ainda sem representantes constituídos. Os novos mandatos iniciaram-se em 1º de janeiro deste ano, quando 11 delegacias já haviam indicado seus nomes para delegado e/ou suplente. Outras quatro estão sendo oficializadas atualmente, totalizando 15 (cerca de 50% do total). “O número está ainda distante do ideal e acreditamos que nossa vice-presidente pode contribuir muito nessa relação cada vez mais próxima com os delegados e suplentes, é claro, mas não apenas eles. Os filiados também vão notar essa relação mais integrada e colaborativa”, afirma João Daldegan, presidente do SindPFA.
“O Delegado Sindical é um dos elos entre a Diretoria e a nossa base de organização. Sem ele a mobilização, a comunicação e as ações ficam prejudicadas. Precisamos envidar esforços para fortalecer a atuação das nossas representações locais e envolver, cada vez mais, os filiados com o SindPFA”, reforça Djalmary Souza, vice-presidente.
Clicando aqui é possível ver a lista completa das Delegacias Regionais. Em caso de dúvida sobre o processo de escolha dos representantes basta entrar em contato pelo WhatsApp do SindPFA, pelo número (61) 3327-1210, ou pelo e-mail secretaria@sindpfa.org.br.
Por RODRIGO RAMTHUM