Sexta-feira, 26 de Julho de 2024

Oportunidade: Especialização em Cadastro Multipropósito na Universidade de Jaén (Espanha) com subsídio do SindPFA
Em parceria com a UJaén, o Sindicato concede benefícios aos interessados e incentiva formação em temas estratégicos; especializações formam um Programa de Mestrado; veja Edital

Com o objetivo de formar profissionais em áreas estratégicas de interesse da categoria, com vistas à sua atuação no presente e no futuro, o SindPFA torna público o Edital de Oferta SindPFA nº 1/2019 para o intermédio e subsídio parcial da participação dos seus filiados interessados na Especialização em Cadastro Multipropósito, à distância, realizada pelo Departamento de Engenharia Cartográfica, Geodésica e Fotogrametria da Universidade de Jaén (Espanha), com a qual o SindPFA tem convênio.

O curso é parte do Programa de Mestrado Internacional em Cadastro Multipropósito e Avaliação. Cada ano é realizada a Especialização em um tema e os dois títulos de Especialização mais um trabalho final formam o Mestrado. Eles podem ser feitos nas formas semi-presencial ou virtual, em plataforma específica da Universidade.

A Espanha é país de vanguarda no cadastro e na valoração de imóveis, temas que são caros à missão institucional do Incra e nos quais reside uma lacuna importante de atuação dos Peritos Federais Agrários. Os cursos são ministrados em espanhol. O SindPFA vem mantendo contato com a Ujaén desde antes do II CNPFA (2016). Para o Coordenador do curso, o Professor Dr. Manoel Alcázar Molina, “La profesionalización de la Administración y una mayor estabilidad favorecen los resultados inmediatos y futuros“.

As pré-inscrições estão abertas no sistema da Universidade até 10 de janeiro de 2020. Mas a adesão à oferta do SindPFA será até o dia 31 de dezembro de 2019, pois a entidade precisará de tempo para lidar com as burocracias bancárias de remessa internacional.

Oferta do SindPFA

O custo do curso para o estudante, se o fizesse diretamente com a UJaén, seria de € 1.100 (mil e cem euros), a serem pagos na matrícula, até 10 de janeiro de 2020. Incluindo tarifas, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e considerando o Valor Efetivo Total de aproximadamente R$ 5,00 (cotação de 20/11/2019), o custo total pode alcançar cerca de R$ 5.500.

Por outro lado, o SindPFA oferta o intermédio do curso com subsídio financeiro parcial. O filiado interessado pagará à entidade o valor total de R$ 4.000 (quatro mil reais), em oito parcelas iguais de R$ 500, sendo a primeira na adesão, por transferência bancária, até 31 de dezembro de 2019, e as demais de fevereiro a agosto de 2020, até o dia 5 de cada mês, por boleto.

Ou seja, o Sindicato, além de arcar com o valor da matrícula do curso que extrapolar o valor da oferta junto à UJaén, assume o risco da variação cambial, se encarregará da antecipação do pagamento da matrícula, dos trâmites bancários, do pagamento do IOF e das tarifas aplicáveis, além de diluir o pagamento em parcelas menores que possibilitam melhor programação ao filiado. É uma boa oportunidade.

A oferta do Sindicato é válida para a modalidade à distância. As vagas são limitadas a 35, para as quais têm prioridade os PFAs que cursaram, em 2019, a Especialização em Avaliação na Universidade de Jaén; os demais serão atendidos segundo a ordem de adesão. É aplicável a associados da entidade ininterruptamente há, pelo menos, um ano desta oferta. Veja o Edital.

Detalhes do Programa

O Programa de Mestrado é composto por:

Especialização em Cadastro Multipropósito (50 ECTS*)
Período: janeiro a setembro, bianual (a última foi realizada em 2018; a próxima em 2020)
Custo nominal: € 1.100 (mil e cem euros)

Especialização em Avaliação (50 ECTS*)
Período: janeiro a setembro, bianual (a última foi realizada em 2019, a próxima em 2021)
Custo nominal: € 1.100 (mil e cem euros)

Trabalho final do Mestrado Internacional (10 ECTS*)
Período: dezembro a junho, anualmente
Custo nominal: € 300 (trezentos euros)

Total do Programa: 110 ECTS*, com custo nominal acumulado dos três diplomas de € 2.500 (dois mil e quinhentos euros).

Para mais informações sobre o curso, como grade curricular, por exemplo, consulte o folheto explicativo do curso ou o site da Universidade.

*European Credit Transfer System, ou seja Sistema Europeu de Transferência de Créditos. O sistema ECTS é baseado no principio de que 60 créditos medem a carga de trabalho em tempo integral ao longo de um ano acadêmico para um estudante típico; normalmente, 30 créditos correspondem a um semestre e 20 a um trimestre, correspondendo 1 crédito a cerca de 30 horas de trabalho. A carga de trabalho de um programa de estudo integral na Europa atinge na maior parte dos casos 1500-1800 horas anuais por ano letivo e nesses casos um credito equivale a 25-30 horas de trabalho. Fonte: Universidade de Coimbra.

Experiências

Dois PFAs já fizeram a Especialização em Cadastro Multipropósito em 2018: Gilmar do Amaral (SC) e Sávio Feitosa (Sede), às próprias expensas. Já em 2019, com a efetivação do convênio do SindPFA com a Universidade, onze PFAs fizeram a Especialização em Avaliação, com intermédio da entidade.

O grupo de onze profissionais formou um grupo de discussão para ajudarem-se mutuamente e conversar sobre os assuntos do curso. Eles realizaram ainda videoconferências regulares entre si, veja notícia aqui. Os trabalhos finais também puderam ser feitos em conjunto de dois ou mais colegas.

Normalmente as aulas ocorrem às sextas feiras, das 16h ou 17h até às 20h, no horário de Madri (Espanha), ou seja, início às 12h ou 13h no horário de Brasília. Também aos sábados a partir das 9h no horário de Madri (Espanha), ou seja, 5h no horário de Brasília.

O Sindicato apóia e incentiva os filiados a se inscreverem, pois é importante instrumento formação dentro das atribuições dos Peritos Federais Agrários em temas estratégicos para a categoria.

Depoimentos

Sávio Silveira Feitosa (Sede), cursou Esp. em Cadastro Multipropósito em 2018 e em Avaliação em 2019, conclui o Mestrado em 2020
“O curso de Especialização em Cadastro Multipropósito oferecido pela Universidade de Jaén é extremamente profícuo, considerando que nós, profissionais do Incra, desenvolvemos diversas atividades relacionadas à administração de terras no Brasil. Conhecer modelos cadastrais de outros países, trocar experiências e assimilar o conhecimento de importantes referências internacionais nos torna mais capazes de compreender nossas necessidades e, assim, contribuirmos para tornar nosso cadastro um instrumento cada vez melhor na orientação do planejamento e desenvolvimento da política de governança das terras do país.”

Gilmar do Amaral (SC), cursou Esp. em Cadastro Multipropósito em 2018 e em Avaliação em 2019, conclui o Mestrado em 2020

Reginaldo Toledo Ruiz (SP), cursou Esp. em Avaliação em 2019
“O curso de Especialização em Avaliação oferecido pela Universidade de Jaén ampliou muito meus conhecimentos na avaliação de bens e imóveis, princípios, finalidades e métodos avaliatórios, aspectos sociais, bens culturais, legislação e marcos normativos em várias partes do mundo, uso de conhecimentos de matemática financeira aplicações do Excel, avaliação pra fins desapropriatório, para garantia hipotecária, cadastral, ambiental, de empresas, servidões de passagem, depreciação, enfim, um conjunto de conhecimentos extremamente úteis!”

Ester Marques de Souza (Marabá), cursou Esp. em Avaliação em 2019
“As disciplinas ofertadas no curso ampliaram e valorizaram meus conhecimentos em avaliações de imóveis rurais, além do mais, o corpo docente qualificado fez toda diferença na aprendizagem. O fato do curso ser ministrado em outro idioma foi meu maior desafio no início, entretanto, o mesmo foi superado no decorrer das aulas, à medida que conseguia entender os professores e verificar as inúmeras possibilidades de crescimento pessoal e profissional proporcionadas por aquela experiência. Grata ao SindPFA por ser nosso facilitador na busca por novos conhecimentos.”

Adesão

O interessado em aderir à oferta do Sindicato deve imprimir, preencher, assinar e digitalizar o Termo de Adesão e de Compromisso e enviar por e-mail para secretaria@sindpfa.org.br, junto com o comprovante de transferência bancária da parcela de entrada determinada no Termo.

A parcela de entrada, no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), deve ser paga por transferência ou depósito bancário até 31 de dezembro de 2019 para:
Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários, CNPJ: 15.021.685/0001-20
Banco do Brasil (001), Agência nº 0452-9, Conta Corrente nº 49.631-6
Ou Caixa (104), Agência nº 4511, Conta Corrente nº 235-0

Cabe também ao interessado, quando confirmada a adesão, realizar a pré-inscrição diretamente no site da Universidade de Jaén (nesta página), selecionando a opção Título de Especialización en Catastro Multipropósito. No campo da instituição, colocar SindPFA. O Sindicato confirmará a inscrição por meio do pagamento à UJaén.

Oferta válida até 31/12/2019.
Dúvidas: coordenacao@sindpfa.org.br