Sábado, 20 de Abril de 2024

Reunião do Conselho de Delegados avalia ações contra a PEC 32
Reforma administrativa dominou a pauta do encontro, que também traçou os próximos passos na luta contra o desmonte do funcionalismo proposto pelo texto do Executivo.

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) realizou, na última sexta-feira (14), nova reunião do Conselho de Delegados Sindicais da entidade com o objetivo central de avaliar as ações contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, do Poder Executivo, que trata sobre a reforma administrativa. No encontro virtual também foram acertados os próximos passos na mobilização da categoria.

Um ponto importante, que tem sido reforçado frequentemente pela entidade, é que a reforma não fica restrita à PEC. Justamente por isso o Sindicato tem atuado fortemente contra avanços contra as prerrogativas dos PFAs, como no acionamento de órgãos de controle contra terceirização de atividades e na criação de um Grupo de Trabalho que irá analisar atividades, atribuições e preterições à Carreira,

Entre os principais encaminhamentos do Conselho estão intensificar a mobilização proposta nos desafios contra a reforma, que estão sendo divulgados nos grupos da entidade e por meio de lista de transmissão no WhatsApp, realizar reuniões locais sobre a PEC 32, promover reunião virtual com os aposentados e organizar calendário de visitas virtuais da Diretoria às regionais.

“Estamos constatando um interesse crescente da Carreira pelos impactos possíveis caso essa proposta passe no Congresso. Está claro que todos, da ativa e aposentados, seremos prejudicados e que até mesmo a continuidade do Incra está ameaçada”, afirma Djalmary Souza, presidente do SindPFA.

A reunião contou com a presença de 14 delegacias: Sede, PA, BA, MG, RS, MS, RO, ES, SE, PI, TO, MBA, DF e STM. Ausentes as de PE, GO (justificado), RJ, SP, PR, MA, AC (justificado), AM (justificado), PB, RN, AP, AL e MSF – quatro estão sem delegados constituídos: CE, SC, MT e RR.

Recentemente, o SindFPA disponibilizou uma pasta hospedada no Google Drive com vídeos, cards, e-books entre outros materiais destinados ao enfrentamento à PEC 32 (em caso de dúvidas, consulte seu delegado ou entre em contato com a equipe do SindPFA por meio do e-mail secretaria@sindpfa.org.br).