Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020

Seleção: artigos para o III Congresso dos PFAs
Edital lançado pelo SindPFA irá selecionar artigos para o 3º Congresso da categoria, que está previsto para o final do próximo ano; textos podem ser enviados até abril de 2021

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) acaba de lançar novo edital, desta vez voltado para o III Congresso Nacional da categoria, previsto para o próximo ano. O objetivo é selecionar artigos que embasarão as discussões durante o evento, que pretende reunir, no terceiro trimestre de 2021, os PFAs, autoridades, acadêmicos, gestores e profissionais para discutir em maior amplitude o valor da terra, o mais valioso ativo do país, do arcabouço institucional e dos profissionais que fazem a gestão desse patrimônio.

Os textos serão selecionados nos seguintes temas: a função social da terra na agenda do desenvolvimento sustentável; a reforma agrária como processo permanente e necessário; observação, análise e estudo continuado do Mercado de Terras; os desafios do cadastro rural e da regularização fundiária; a estrutura institucional e de carreiras; a transversalidade do profissional do Incra e a multidisciplinaridade na atuação finalística; o servidor público como salvaguarda da sociedade e da democracia; os desafios da representação profissional moderna. Haverá premiação de até oito artigos e os prêmios podem alcançar a casa dos R$ 2 mil e o prazo de entrega é até abril de 2021.

Poderão ser inscritos artigos individuais ou coletivos (máximo de cinco autores) na seleção, que é aberta para PFAs e os outros profissionais de nível superior do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de estudantes de graduação das áreas de Engenharia, Ciências Agrárias e Florestais, entre outras.

“Queremos debater no evento a necessidade de uma gestão eficiente que possibilite o acesso à terra e a execução de uma política agrária que seja indutora de desenvolvimento e justiça social e tributária. O Estado precisa ser protagonista nesse debate e deve ser um agente público qualificado e valorizado a cuidar do nosso território. Estamos falando de um ativo estratégico e com valor monetário incomensurável, pois é algo que extrapola o debate meramente financeiro. É preciso cadastro, fiscalização e regularização adequadas, o que não ocorre hoje. É nesse ponto que o trabalho dos PFAs torna-se ainda mais fundamental”, afirma Djalmary Souza, Diretora Presidente do SindPFA. “Isso é muito importante pois tem repercussão direta na soberania nacional, na segurança alimentar e na preservação dos recursos naturais”, acrescenta.

Consulte o Edital nº 6/2020 completo e participe!

II CNPFA em 2016.

Outras seleções

O SindPFA lançou outros três editais neste segundo semestre. O primeiro irá selecionar projetos de pesquisa em temas relacionados à gestão da terra no Brasil, que serão desenvolvidos com orientação acadêmica. Já o segundo busca resgatar histórias (contos e crônicas) e acontecimentos que ilustrem a importância do trabalho do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) por ocasião dos 50 anos do órgão, completados este ano, este em parceria com a Cnasi-AN. O terceiro está selecionando artigos para compor a 2ª edição do livro sobre avaliação de imóveis rurais pelos Peritos Federais Agrários.


Serviço:

Edital nº 6/2020 – Seleção de artigos para o III Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários
Submissão de artigos: até abril de 2021
Premiações de até R$ 2 mil
Informações: selecoes@sindpfa.org.br | (61) 3327-1210 (WhatsApp)
Acesse: Edital nº 6/2020